Sou a CaL Rose Figueiredo (Redatora do New Voices)

Distrito LC4, Brasil

Sou filiada ao Lions Clube Lagoa Santa, Minas Gerais.

Somos representantes do Lions New Voices do Distrito LC-4, na gestão do DG Clebert José Vieira, no AL 2020/2021.

Quadro Representativo_New Voices.jpg


Rose Figueiredo_1.jpg

CaL Rosimar Toledo Coura Figueiredo (CaL Rose Figueiredo).

Cheguei a Lagoa Santa, em 1996, proveniente da Base Aérea de São Paulo, Guarulhos.

Toda mudança nos traz dificuldades em adaptação, mas tive a grata surpresa em conhecer pessoas incríveis.

Envolvi-me com a decoração de forma voluntária, da barraca tradicional ‘Festa da Padroeira’. As responsáveis eram do Lions. E foi assim que tudo começou!

O CL Figueiredo era Coronel Médico da Aeronáutica e Diretor Social.  

Iniciei um processo de aproximação entre Lions e Aeronáutica. Em curto tempo a sociedade civil, já estava integrada aos militares. Fazíamos eventos beneficentes e eram exitosos!

Em 1998, fomos convidados para participar do Lions.

Em 03/03/1999 tomamos posse, tivemos como padrinhos o casal Hirtes e Fábio Torres.

No ano 2000/2001 fomos o casal Presidente. Implantamos um Marco na entrada da cidade. Uma estátua de um Leão afixado na pedra e a placa do tradicional seja “Bem-Vindo e Volte sempre”.

Participo ativamente de convenções, campanhas, eventos sociais e visitas a vários Clubes de Lions.

As realizações de eventos e campanhas são permanentes. Existe uma participação efetiva da comunidade. Sempre atuei na área de Assistência Social na gestão dos Presidentes.

O Projeto PALCO me encanta! Coordenei por muitos anos e o realizamos com êxito na sede do Clube com aproximadamente dois mil atendimentos. Nos outros anos, foram realizados em Escolas Públicas.

Outra realização tradicional, Baile do Lions para um público de quatrocentos e cinquenta convidados. Com a verba, ajudamos a Santa Casa de Lagoa Santa às campanhas beneficentes.

Coordenei o primeiro Café Colonial, foram convidadas as lojistas para exporem seus produtos em diversas categorias. Nesse evento solicitamos sandália havaiana e material de higiene pessoal, para serem doados ao Lar dos Idosos.

Uma das Atividades Sociais que me orgulho foi a realização da Brinquedoteca Móvel. Doamos a uma Creche que não dispunha de sala onde as crianças pudessem ter o momento de leitura e de brincadeiras.

Inseri Salas de Amamentação em postos de Saúde. Com estes Projetos sinto que Lions é SERVIR, independente das dificuldades que encontramos.

Participei da “Primeira Noite do Cheff” foi um verdadeiro desafio! Fiz Bacalhoada para 130 pessoas, objetivando o lado beneficente. Com o valor arrecadado adquirimos material de limpeza solicitado pela Instituição. Viver o Lions requer dedicação, solidariedade e muito amor envolvido.

Há 13 anos consecutivos, coordeno a Campanha do Cobertor. Subimos e descemos ladeiras, vamos às Escolas. A cada família que recebe, o nosso coração é o mais aquecido! Este ano, 287 famílias foram aquecidas. Nossa gratidão é voltada para Deus, pedindo que nos dê saúde para continuarmos! E Ele tem nos atendido!   

Atividades constantes: Palestras Dia da Mulher; Dia das Crianças; Jantar Beneficente da APAE; Conscientização sobre Diabetes, Câncer de Mama, de Próstata; Natal dos Idosos.

Outra atividade, “Projeto Mamas do Amor”, idealizado por uma mulher em São Paulo para atender às Mulheres Mastectomizadas. Quando soube desse Projeto procurei pela idealizadora, e com sua autorização, realizarmos em nosso Clube. São próteses feitas com alpiste canadense e meias finas. Confeccionamos 780 próteses que foram doadas ao Hospital Santa Casa, Belo Horizonte e uma ONG no Rio de Janeiro.

Convidei as Mulheres Mastectomizadas a vierem ao nosso Clube. Chegaram maquiadas, sapatos de salto, não usaram lenços e nem perucas. Fizeram questão de mostrar que estavam sem cabelos. Deram depoimentos que emocionou a todos. Chorávamos e aplaudíamos! Fizeram-nos acreditar que o Câncer é uma doença triste, mas com o amparo de pessoas do bem...Tudo fica Bem! E foi o que fizemos. Mais uma vez o Lions nos mostrando a grandeza e solidariedade que está dentro de nós!

No Ano Leonístico 2019/2020 a IPDG Edite Buéri Nassif me agraciou com o convite para atuar como Membro do Lions New Voices. Atuo na área de Marketing. Gratidão!

Continuo a exercer a mesma atividade na gestão 2020/2021 do DG Clebert José Vieira.

Estou na Assessoria do Meio Ambiente e Assistente de Cerimonial e Protocolo.  

Minha história no Leonismo é um aprendizado a cada dia. Realizo minhas atribuições com alegria, recebo abraços de crianças, idosos, deficientes, dos doadores que se sentem bem quando solicitados em nossas campanhas. Confiam em nossa idoneidade e no objetivo em servir aos mais necessitados. Assim, vamos recebendo a cada dia mais de Deus! E durante todos estes anos a força propulsora que me motiva a VIVER o Lions é a sensação que posso e que preciso fazer minha parte com simplicidade, amor ao próximo, lealdade e acreditando que muitas pessoas são felizes porque, Nós Servimos!

Cal Rose Figueiredo


New Voices - Meio Ambiente

https://youtu.be/jaLyHx-TNcM

LC Lagoa Santa.jpeg

3_Foto 1.jpeg
3_Foto 1.jpeg

3-Foto 2.jpeg
3-Foto 2.jpeg

3-Foto 3.jpeg
3-Foto 3.jpeg

Foto 1_Lagoa Santa.jpeg


Relatos


Vilma_Foto 2.jpeg

Vilma_Foto1.jpeg

Ao receber o convite para relatar a minha história Leonistica não tenho como não reviver a minha autobiografia. Elas se entrelaçam e, por vezes, se fundem.

Em meu caminhar brilhou uma estima, uma ligação muito forte ao meu amigo de vida, PDG Jarbas. Iniciamos a nossa caminhada, meninos ainda, pois Jarbas veio para Belo Horizonte estudar e ficou morando na casa de meus avós paternos, somos primos.

Desde criancinha, eu me afeiçoei demais ao Jarbas, de tal forma, que só ele era a pessoa indicada a preparar a minha merenda escolar (pão com salame e coca-cola) e me levar para as aulas, tanto de Música como da Cultura Inglesa.  Com o passar do tempo e, quando entrei para cursar a 6ª serie e Jarbas entrava para a Faculdade de Engenharia, começamos a namorar. Determinados e com objetivos comuns, construímos a nossa convivência baseada sempre no respeito e no amor. 

Em 1966, Jarbas formou-se. Iniciamos então, a união que tanto sonhamos. Nessa época, nos foi apresentada a nossa outra grande paixão, antes mesmo, de chegarem os nossos amores: os queridos filhos, e os abençoados netos. Assim conhecemos a Associação Internacional de Lions Clubes.

Conhecer o Lions, ainda jovem, com os meus 18 anos me encantou, mas me encantou tanto, que eu disse a meu Pai: Jarbas, esta me apresentando o que há de melhor para promover o crescimento e o desenvolvimento humano.

No Lions Clube de Pedro Leopoldo, gostava mesmo era de participar das Reuniões Administrativas, e me envolver com os trabalhos da comunidade. Lembrando Raul Seixas “Sonho que se sonha só, é um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade” em 1972, nós, as mulheres do Lions Clube de Pedro Leopoldo, sonhamos trazer para o Clube um verdadeiro envolvimento comunitário de grande responsabilidade na proteção das crianças. Assim sendo, começamos com o “Clube de Mães Vó Zazá”, onde me orgulho muito em ser fundadora.

No Distrito LC-4 sempre procurei ficar perto daqueles líderes de conhecimento maior daquela época. Entre eles: PDG Daniel Antunes Júnior, PCC Paulo Duarte, CL Ildeu Campolina, PDG Carlos Eugenio Thibau, CL Felipe Machado Cury, PDG José Abreu Duarte, PDG Astramiro Nunes Leite, PDG João Luiz Pereira Issa , PDG João Marciano e PDG Ernani Martins de Melo Rocha, mas sempre ao meu lado, o Jarbas. Cada dia queria saber mais e mais sobre o movimento Lions.

Em 1995/1996 como todo outro Clube, o meu Lions Clube de Pedro Leopoldo, passou por dificuldades. E aí, através do Presidente CL Adilson Pereira da Silva e de uma forte equipe, fui convidada a me tornar Companheira Leão e assumir a Presidência do Clube.  Foi um ano extraordinário, um ano de comprometimento!

Iniciamos os trabalhos com a idealização e a construção do Marco do Lions no Trevo de acesso à cidade de Pedro Leopoldo e a Construção da Creche Lar Criança Esperança com o apoio dos Parceiros de Ouro. Ano em que mais uma vez, o Clube indicou um líder a Vice-Governador do Distrito LC-4 e o meu amigo de vida, PDG Jarbas Fernandes Soares foi honrado.

Em 1997/1998 como a esposa do Governador do Distrito LC-4, o Jarbas, eu participei de todas as atividades da Governadoria, do Conselho Nacional de Governadores inclusive de Lions Clubes Internacional, aumentando e muito os meus conhecimentos e experiência. 

Então, aquele sonho de trazer para o Clube, um verdadeiro envolvimento comunitário na proteção das crianças, aflorou novamente. O incansável e batalhador CL Lázaro de Oliveira, como Presidente do meu Clube, elaborou e encaminhou o projeto para a construção da ousada e bela Creche Lar Criança Esperança e o Governador Jarbas, após a aprovação do Conselho Deliberativo de 1997/1998 assinou e encaminhou o projeto à Fundação Internacional de Lions Clubes, sendo aprovada com verba no valor US 64.510. E o importante, a Creche tem uma infraestrutura que possibilita o desenvolvimento de 120 crianças priorizando a qualidade de vida. Para nossa felicidade foi inaugurada com a presença dos líderes e do Prefeito do Município, do Governador do ano, PDG Antônio Geraldo Mendes acompanhado de vários líderes do Distrito LC-4 e principalmente do nosso líder maior o Presidente Internacional 1996/1997, Augustin Soliva, que veio abrilhantar e descerrar a faixa de inauguração.

Em 2008/2009, na Convenção de Araxá, depois de muita superação fui eleita com uma votação expressiva à primeira Mulher Governadora do Distrito LC-4. Por dois anos, dentro das novas propostas de Lions Internacional, me preparei para assumir a Governadoria do Distrito LC4.

Em 2011/2012, o trabalho feito sob a égide, União Que Transforma “Eu Acredito” junto aos associados dos 58 Clubes da época foi amplamente exitoso. Além de fundação de Clube, de Núcleos e de algumas atitudes de incentivo que fugiam totalmente à nossa cultura como as doações a LCIF, tivemos um envolvimento de 56 Companheiros, tornando-se Companheiros de Melvin Jones, trazendo ao Distrito LC-4 um reconhecimento perante LCIF.

Propusemos uma substituição quanto aos presentes que os Clubes por tradição ofertavam aos Governadores em visita oficial, por doação de fraldas para crianças. Esta 'revolução' trouxe momentos gratificantes inesquecíveis, não só para mim e para os Clubes, mas para as entidades e hospitais que recebiam essa necessária e útil ajuda, na verdade foi uma benção.

Na Convenção Internacional de Seattle em 2012, receber o Prêmio do Farol, das mãos do Presidente Dr. Wing-Kun Tam, como Governadora do Distrito LC-4, em reconhecimento ao terceiro lugar mundial, sobre o projeto de Revitalização de Nascente do Lions Clube de Pompéu, foi extraordinariamente magnífico. A comemoração da Semana Mundial do Serviço Leonístico, homenageamos as mulheres de destaque e de trabalhos relevantes na comunidade com o tema O papel da Mulher no Mundo Contemporâneo, com a presença da PID Rosane Terezinha Jahnke e do PCC Fábio Oliveira. Gestão repleta de momentos únicos que me fizeram receber do Presidente Internacional Dr. Wing-Kun Tam o Excellent Award (prêmio de excelência) FIRST BELIEVER 2011/2012”. 

Em 2015/2016, ter sido convidada, indicada e eleita a ser Presidente do Distrito Múltiplo LC, que abrange 05 Estados, para mim, foi receber o meu reconhecimento quanto aos meus trabalhos e liderança em LIONS.

Hodiernamente sob a égide, “União Que Ilumina” vivenciei com intensidade o que é, e como é, trabalhar com os Governadores do ano, e mais ainda, a importância que o trabalho humanitário (ato de amor e respeito) traz efetivamente ao bem-querer da humanidade.

Alguns Distritos Múltiplos do Brasil receberam o Presidente Internacional Dr. Jitsuhiro Yamada. Estando eu como Presidente do Conselho de Governadores do

Distrito Múltiplo LC e juntamente com os Diretores Internacionais, Fábio Almeida, Mauro Wernek, Whady Lacerda, Fabrício Oliveira e alguns Governadores do ano, acompanhei por uma semana, a visita do Presidente Dr. Jitsuhiro Yamada nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Ver o nosso Presidente Yamada deslumbrar com a sede de São Paulo e vê-lo no Cristo Redentor sem conter a sua emoção, como uma criança que recebe um presente, foi um grato e impagável momento. Naquela oportunidade pude escolher uma lembrança ao Presidente Yamada e nessa escolha, homenageamos a minha Minas Gerais dando-lhe uma peça em pedra de Safira.

Emocionante também foi receber do Congresso Federal em Brasília, uma homenagem feita a Associação Internacional Lions Clubes.

Nesse mesmo Ano Leonistico, no 45° FOLAC 2016 – Montevidéu/Uruguai, no dia 21 de janeiro, tive a honra de ser EXPOSITORA com o tema O SERVIÇO AO PRÓXIMO ESTÁ MUDANDO O MUNDO, no Auditório Nacional del  SODRE Dra. Adela Reta-Sala Eduardo Fabin. 

Sem falar que tive ainda o privilégio de visitar todos os Distritos que pertencem o Distrito Múltiplo LC e ser recebida com carinho e atenção. Assim, sempre que tenho oportunidade agradeço de coração a todos os 09 Distritos e seus Governadores do ano.

Não poderia deixar de falar das minhas participações diferenciadas e dos Cursos que me foram apresentados:

Inúmeras Convenções: Internacionais, Conselho Nacional de Governadores, Distrito Múltiplo LC, Distritais, além da participação em vários Fóruns da América Latina e Caribe – FOLAC.

Companheira de Melvin Jones Progressiva
Associada Chave - 29 Afilhados

GLT 2020/2021 - Distrito LC-4,
Conscientização e Ação em Prol da Visão de Distrito - 2020/2021 – DMLC,
Tesoureira 2020/2021 – Lions Clube de Pedro Leopoldo,
Oradora Oficial do Conselho de Governadores do DMLC - 2019/2020 - Lagoa Santa,

Instituto De Preparação De Instrutores – FDI - tornando-me Instrutora de Lions Internacional - 2018/2019,
Oradora Oficial da XX Convenção do Distrito Múltiplo LC -2018/2019, Caxambu,
Instrutora de Seminário para Formação de Líderes DMLC - 2012/2013, 2013,2014, 2014/2015 – tendo como mestre o PDG Manoel Messias Mello,
Administradora por Lions Internacional do Projeto Educacional Lions Quest, 2014/2015,
Administradora por Lions Internacional do Projeto Retinopatia Diabética – Fase II “União Que Transforma” 2012/2013 - Distrito LC-4,
Conselheira do LEO Clube de Caeté 2011/2012,
Instituto Avançado de Liderança Leonística – 2010/2011
Leão Orientador - 2008/2009
Vice-Presidente da Fundação Antônio Luiz Lopes Cansado - FALC – 1998/1999, Distrito LC-4,

Assessora Geral de Convenções com a melhor equipe que pude escolher,
Governador José Monteiro da Silva, ano Leonistico 2014/2015, Convenção no Centro de Turismo Social e Lazer de Praia Formosa SESC de Aracruz- ES;
Governadora Edite Bueri Nassif 2019/2020 - Caxambu após tudo concretizado e organizado, nós fomos surpreendidos pela COVID 19 e assim não foi realizada;
Governador Clébert José Vieira 2020/2021 - Caxambu nós estamos trabalhando.

Comendas “International President Award” recebidas dos Presidentes Internacionais / Prêmio de Mérito / Medalha – Excellence Awards – Ano Leonistico:

2018/2019 - Presidente Internacional Dr. Naresch Aggarwae
2017/2018 - Fundação Internacional de Lions Clubes - Liderança Em Serviços Humanitários
2016/2017- Presidente Internacional Wayne A. Madden -.
2015/2016 – LCI pelo incentivo ao aumento líquido de Mulheres
2014/2015- Presidente Internacional Dr. Jitsuhiro Yamada
2011/2012 – Presidente Internacional Win-Kun Tam por indicação do PIP Augustin Soliva o título honorífico de Embaixador da Boa Vontade.
2011/2012 - Presidente Internacional Win-Kun Tam pelo aumento  expressivo  no Distrito de Companheiros de Melwin Jones
Troféu – First Believer –pelo aumento líquido de associados durante o ano fiscal
Troféu – I MA Believer – Plantio de Árvores

2006/2007– Prospecção e preparação para a fundação de um novo Clube Presidente Internacional Jimmy M. Ross

Homenagens
Cidadã Honorária da cidade de Pedro Leopoldo - 2019
Cidadã Honorária da cidade de Sete Lagoas – 2012

Troféu Mulher Influente de Minas Gerais – 2012
Troféu Melhor Anuário Distrital – Iº. Lugar no 38º Concurso Nacional de Publicações     Leonisticas - 2011/2012
Comenda Fernão Dias – Câmara Municipal Pedro Leopoldo –2000
Moção de Congratulações – Câmara Municipal de Vespasiano – 1995

Finalmente, voltando meu olhar à minha história, posso afirmar com fé: MINHA VIDA SE CHAMA LIONS!

Registro aqui minha eterna gratidão a todos que fizeram e fazem parte desta trajetória. Constituem-se para mim verdadeiros amigos, mestres, consoladores, incentivadores, ombro amigo e força, enfim, cada um a seu modo representando luz em meu caminhar.

Vilma Raid Fernandes
Past Presidente do Conselho de Governadores
Lions Clube de Pedro Leopoldo.


Quadro Representativo_New Voices.jpg

*Inicio este depoimento com uma questão: não sei se me associei ao movimento leonístico ou se o movimento leonístico se associou a mim. Esta frutífera relação teve início ainda na adolescência quando recebi um prêmio escolar, especificamente uma medalha leonística, maravilhosa, bem cunhada, das mais lindas das inúmeras que possuo. Esta paixão pelo leonismo teve início nos idos dos anos 70, mais precisamente em fevereiro de 1971 quando o meu marido, foi convidado a ingressar no Lions Clube de Pompéu. Descobri então que a relíquia que guardava era o prenúncio de quase meio século desta preciosa união. Claro que na época, o meu ingresso foi como Domadora, hoje acompanhante adulta. Nosso Clube ainda estava engatinhando, assim como nós iniciando a construção de uma família. A partir daí acompanhamos passo a passo a evolução desta caminhada, construímos nossa sede própria, tijolo por tijolo com doações de todos os associados.
Foi um tempo áureo do movimento leonístico em nossa comunidade. Belas promoções, feiras de saúde, cirurgias de catarata, cuidados com o meio ambiente, festas memoráveis. Meu saudoso marido se constituiu num dos leões mais aguerridos e assim fomos construindo a nossa história, marcada por momentos inesquecíveis que tiveram seu apogeu quando na Convenção Internacional de Seattle em 2012, conquistamos o terceiro lugar mundial do Prêmio do Farol com o projeto de Revitalização de Nascentes.
Voltando à minha trajetória pessoal, me associei ao movimento em 01/05/1999. A partir daí ocupei quase todos os cargos no Clube sendo Presidente em 2001/2002, Associada Chave e Companheira de Melvin Jones.
Vida intensa, conjugando atividades leonísticas com profissionais atuando como professora em escolas particulares, municipais e estaduais, com formação superior, pós graduada em Psicopedagogia.
Participei de inúmeras Convenções Distritais quase sempre com parte ativa na organização das mesmas o que me levou a Assessoria Geral da Convenção da PDG Maria das Graças Amaral Campos, ano leonístico 2017/2018 em Poços de Caldas. Participei de 6 Convenções Internacionais, várias do Distrito Múltiplo LC, alguns FOLACs, sendo o último neste ano de 2020 realizado maravilhosamente em janeiro na cidade de La Paz, Bolívia.
A partir da minha filiação começaram as atividades Distritais como Coordenadora de Região, Divisão, 2 VDG 2013/2014, 1 VDG 2014/2015 culminando com a minha eleição a Governadora Distrital para o Ano Leonístico 2015/2016, cargo ao qual me dediquei intensamente e que me proporcionou os mais inesquecíveis momentos de minha vida leonística, tendo como lema: “Faça o Melhor: com Dignidade, Harmonia, Humanidade”.
Para mim, o movimento leonístico se sustenta em dois pilares: o serviço, razão pela qual existimos e o companheirismo que nos proporciona a sensação de pertencimento a uma grande família com toda a diversidade enriquecedora de pensamentos, atitudes e ações.
Para amar é preciso conhecer e para conhecer é preciso mergulhar na origem, organização das estruturas, conhecer estatutos e regulamentos. Sendo assim, ao me preparar para a função de Governadora, participei do Instituto Avançado de Liderança Leonística (denominação da época) em outubro de 2012 em Lima no Peru. Conclui todos os cursos oferecidos pelo Instituto Leonístico de Aprendizagem e todos os Seminários destinados à preparação ao Cargo de Governador de Distrito oferecidos pelo Distrito Múltiplo LC.
Trago na alma as marcas da função de professora e gosto de prestar o meu serviço colaborando para a formação de novos líderes. Por esta razão, neste ano, em fevereiro, participei do FDI no Panamá me tornando Instrutora de Lions Internacional. Com muito orgulho e satisfação, aceitei o Convite do PID Fabrício de Oliveira, candidato endossado para concorrer ao cargo de terceiro Vice-Presidente Internacional para ser a operadora de sua candidatura no Distrito LC4.
Continuei prestando os meus serviços após deixar a Governadoria, sendo Coordenadora da Região Central E em 2018/2019 e 2019/2020 conseguindo um ótimo resultado junto aos Clubes e deixando um legado materializado na doação de um Arco Cirúrgico para a Santa Casa de Bom Despacho e mais outros 11 itens associados ao mesmo através de um projeto de subsídio equiparado de nossa fundação LCIF, projeto de autoria da CaL Maria de Fátima o qual tive a alegria de acompanhar e orientar a sua execução com a colaboração inestimável do PDG Messias Melo.
O trabalho leonístico para mim é intenso e incessante pois ocupo com muito orgulho a cadeira de número 32 da Academia Mineira de Leonismo para a qual fui designada secretária, período de 2019/2022.
Deixei para o final a minha paixão maior, o programa Lions Quest. Ocupo o cargo de Assessora Distrital desde 2017 e pouco a pouco vamos consolidando e expandindo o mesmo dentro de nossa jurisdição distrital. Não fosse a pandemia, estaríamos a estas alturas, comemorando a adesão de mais dois municípios e a expansão no município de Pompéu onde ainda integro o Conselho Municipal de Educação.
Sendo natural de Diamantina, hoje sou cidadã honorária do Município de Pompéu, título que ostento com muito carinho, dignidade e afeição pois sei que é o resultado do meu envolvimento nesta arte de servir conquistada através do engajamento nesta magnifica centenária instituição: Organização Internacional de Lions Clubes.
PDG Carmem Lúcia Camargos Redoan
14/09/2020
Pompéu, Minas Gerais Brasil 🇧🇷
Distrito LC4


Subsídio LCIF em parceria LLCC Bom Despacho e Nova Serrana - Entrega do Arco Cirúrgico para a Santa Casa de Bom Despacho

Texto.jpeg

Texto 2.jpeg

Foto 1.jpeg

Foto 2.jpeg

Foto 3.jpeg

Foto 4.jpeg

Foto 5.jpeg


Programa Familiar Leãozinho

Leaozinho_2.jpeg

Leaozinho_1.jpeg

Projetos Brinquedotecas

LC Divinópolis Candidés.jpeg

Foto Candidés.jpeg


Projetos Bibliotecas

LC Lafaiete Centro.jpeg

Foto Lafaiete Centro.jpeg


Relatos


Helmi_2.jpeg

Sou a CaL Helmi Magda Ferreira Dias. Tenho 82 anos e sou casada há 60 anos com o PDG Maurilio Dias.
Tenho uma história bonita no movimento leonístico, pois construí boas amizades, participei de inesquecíveis Convenções Distritais e tive o privilégio de conhecer a cidade de Sidney, na Austrália, onde
na Convenção Internacional, meu esposo tomou posse como Governador AL 2010-2011.
Pertenço há 51 anos ao LC BH Santa Tereza. Ao longo desses anos, venho acompanhando importantes realizações do Clube, como por exemplo o saudoso " Festival do Vinho e do Queijo", evento beneficente que por 21 anos marcou a vida social de Belo Horizonte. Também acompanhei ao longo de 35 anos, a evolução do LEO Clube SIMBA, onde minhas 3 filhas participaram ativamente. Com satisfação atuo há 41 anos, como professora de bordado no " Clube de Mães Harmonia" e há 19 anos costuro semanalmente roupinhas de bebê, que são doadas às mães carentes do Hospital Sofia Feldman.
Guardo na memória afetiva os "Feirões do Lions", os " Chás das Domadoras" e os " Inter Clubes".
Na medida do possível, eu e Maurilio procuramos prestigiar as atividades dos demais Clubes e as do Distrito.
Nesse AL integro a Assessoria de Valorização da Família e da Mulher.
Orgulho me de possuir uma família leonística unida, íntegra e entusiasmada.
Minha mãe, CaL Margarida Nery Ferreira ( in memorian), meu marido PDG Maurilio Dias, duas de minhas filhas CCaLL Denise Dias Bernardes e Maria Cristina Dias Nascimento, meu genro PDG Leandro Raphael Alves Nascimento ( in memorian) e minha neta CaL Raphaela Cristina Dias Nascimento.
Sinto me feliz por meu Clube estar se revigorando a cada dia e me oportunizar a continuar "Servindo Sempre Por Amor!

Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil 🇧🇷
Distrito LC4. 01/09/2020


Foto Rosângela.jpeg

Sou a CaL Rosângela do Nascimento de Sá, esposa do CL Antonio Carlos da Conceição de Sá. Somos associados do LC Três Marias.
Ingressamos no movimento Leonístico em 01/03/2000. Ele CL e eu Domadora. No ano de 2011 me tornei Companheira Leão com muita honra.
Desde que me tornei Companheira Leão, tenho exercido funções no Distrito LC 4 na condição de assistente em diversas Assessorias. Neste AL(2020-2021) fui nomeada Assessora Distrital para Boletins. Motivo que muito me alegrou, pois gosto muito de escrever e já lido com este serviço no LC Três Marias na edição do Boletim Informativo “LIONS EM AÇÃO” em circulação desde o AL 2014/2015.
No LC Três Marias, estou secretária. Venho exercendo tal função há 07(sete) anos consecutivos: Desde o AL 2013/2014. Com exceção do AL 2016/2017, onde estive Presidente do clube. Foi de fato um privilégio. Além de marcante e histórico: Afinal, este foi o ANO DO CENTENÁRIO do LIONS.
Outro motivo importante em minha caminhada leonística, foi sem dúvida meu ingresso à Academia Mineira de Leonismo(AL 2016/2017), onde ocupo a cadeira 51-Patrono: Rubem Alves
Sobre a Academia, agradeço a saudosa IPDG Maria Jorge. Foi ela quem me convidou para esta importante missão. Que Deus a tenha! Penso que o motivo do referido convite, foi o 1º Lugar que conquistei no Concurso de Instrução Leonística-Convenção de Águas de Lindóia/Convenção da Harmonia - AL 2015/2016.
Vale destacar ainda, nossa participação numa Convenção Internacional, que foi a de Milão-Posse da IPDG Edite Buéri Nassif.
Foi um momento ímpar em nossa trajetória leonística, acrescentando valores no meu currículo leonístico e emoções incalculáveis em meu coração.
E assim vamos caminhando neste serviço voluntário que é pertencer ao LIONS com muito orgulho.
“Onde existem voluntários, existe a mistura das cores, das classes, das crenças e de passados.”
(Marcia Quintella-Psicóloga)
Três Marias, Minas Gerais, Brasil 🇧🇷
Distrito LC4
29/08/2020


Edite_1.jpg

CaL IPDG Edite Buéri Nassif.


Para muitos (as) companheiros (as) a trajetória do serviço voluntário teve início com o ingresso num dos clubes de  Lions.
Eu explico sumariamente que na infância eu já sentia a necessidade de SERVIR SEM QUALQUER INTERESSE MATERIAL, assim posso dizer que: alfabetizei coleguinhas que necessitavam de ajuda para ler e escrever. Passados mais uns anos, eu com dez/ doze anos, retirei uma snhora bem velhinha de seu casebre e convencendo a min há mãea adotamos em nossa casa e cuidamos dela até o seu falecimento; na adolescência procurei ajudar crianças necessitadas colhendo e armazenando frutas para levar para as mesmas; alunos de uma escola os quais eram muito carentes, bem como suprí-los de doces e biscoitos.
 Passado algum tempo me casei, ainda jovem e ai mudei de vez de minha cidade! Novas escolas; novos alunos, velhas práticas de doação de lanches, frutas, uniformes, meias, agasalhos para os alunos mais carentes!... Promoção de vários  eventos, para ajudar a Caixa Escolar.
Nunca tinha ouvido falar de Lions...Mas o voluntariado já era prática comum  em minha vida trajetória  de vida !...
Trabalhei anos e anos lecionando, promovendo eventos, nas escolas, ajudando a várias crianças! Comecei a lecionar cedo e também me aposentei cedo, indo depois trabalhar em outro setor. Aí... conheci o Lions!
Meu esposo tinha me convidado para ir a uma reunião, ainda na época em que a mulher não era Companheira Leão, o que me decepcionou muito: a discriminação de um lado, sentadas mulheres e de outro, os homens. Pouco tempo depois meu esposo se desligacva deste movimento.
Passam-se mais alguns anos, até um dia, eu  já atuando  como Procuradora no Município de Vespasiano, MG ( já havia me formado como advogada) recebo, numa das salas da prefeitura o convite do então CL. Licinio de Paula Cruz, para ingressar no Lions Clube de Vespasiano. De inicio resisti. Até que um  dia resolvi dizer que aceitaria o convite. Mas ele não desistia. Meu marido, ex filiado, não gostou da idéia; resistiu; me falou que não retornaria expondo vários motivos! Mas eu tinha dito sim ao meu colega de trabalho. Ficava feio voltar atrás!
Marcada a minha posse, o então colega de trabalho, de saudosa memória transformou-se, em junho de 2005, em meu padrinho de Lions. Agora eu era Companheira Leão. Fui me envolvendo com o grupo e com o trabalho voluntário que na verdade estava em mim entranhado, um pouco adormecido pelo excesso de outras atividades!Trabalho, novos cursos novos desafios impostos pelo Lions; os cargos no Clube sucessivamente designados: Diretora Social, Secretária, Vice- Presidente, Diretora de Sócios, Presidente do Clube em anos alternados. Presidente de divisão e outros...
Assim comecei a participar das atividades do Clube, bastante diversificadas, sempre com o meu ideal de conservar associados e fazer com que outros pudessem ingressar no Leonismo, inclusive trabalhar para a fundação de novos Clubes, assegurando o crescimento do movimento leonístico, pois o Leonismo para mim é o exercício do verdadeiro altruísmo, por ele conseguimos atingir o OUTRO nas suas necessidades.
Elenco entre as inúmeras atividades em que participei no meu Clube, as seguintes: campanha das enchentes, com entrega de cestas básicas às famílias necessitadas – combate à fome; do agasalho; do livro esquecido nas praças e rodoviárias; doações de cestas básicas permanentes; mensais, atividade de destaque; doações para o Asilo de Idosos da localidade; doações de enxovais de bebês para o Hospital correlato e outras.
Continuei como Cal, até que tive a notícia de que meu nome tinha sido levado, pelo PDG Jarbas Fernandes Soares, à reunião do Colegiado de Ex Governadores, pedindo o apoio, para o meu nome, como candidata novamente ao cargo de Governadora Distrital. Aprovada a minha candidatura, comecei a trajetória leonística para esta função, junto com minha filha Valéria, que foi minha AA- Acompanhante Adulta. Na Itália, em Milão tomei Posse como Governadora do Distrito LC-4 - AL 2019/2020. Assim começou a minha caminhada como Governadora, interrompida presencialmente com a crise pandêmica, mas continuando virtualmente a cumprir as determinações leonísticas de minha gestão. Tive que me reinventar com os recursos virtuais disponíveis e com a ajuda de CCLL do meu Clube e do Distrito.
Em 30/06/2020, postei minha mensagem de despedida como Governadora do DLC-4, AL 2019/2020, encerrando o mandato 90 dias antes presencialmente com a sensação interna do dever cumprido!


Foto Madalena_1.jpeg

Foto Madalena_2.jpeg

CaL Maria Madalena Cerqueira Martins.

A minha trajetória leonística começou em 01/10/1991, quando meu Companheiro CL Vespasiano tomou posse no Lions. Nessa época, existia um Departamento de Domadoras no Distrito LC-4 (Antigo L-11), onde fui convidada para fazer parte da Assessoria, como assistente. Cargo que exerci por vários anos. Posteriormente, convidada pelo  saudoso PDG Ernani Martins de Melo Rocha, lancei o PROJETO BRINQUEDOTECA HOSPITALAR (Móvel e Imóvel), com a finalidade de ajudar as crianças a superarem as diversas dificuldades específicas, através do “Brincar Terapêutico”. Este projeto foi implantado em vários hospitais.
PROJETO BANCO DE LEITE HUMANO
Elaborei este projeto, com o apoio do PDG Rubens Ribeiro da Silva, no final de sua gestão 99/2000, para minimizar um dos problemas mais graves, nos primeiros anos de vida da criança, que é a desnutrição infantil. No ano seguinte, assumi a Assessoria de Projetos Especiais e Brinquedotecas, a convite do PDG Antônio Geraldo Mendes, sendo implantadas, 60 Brinquedotecas em Hospitais e Creches, e 4 Postos de Leite Humano, no Hospital Infantil CGP e nas maternidades:
• Sofia Feldman; Santa Casa de Belo Horizonte e a Maternidade Municipal de Contagem, que, graças a contribuição desse projeto, conseguiu galgar o prêmio da UNICEF: “Maternidade Amiga da Criança”.
PROJETO “LER PARA CRESCER” (Biblioteca Móvel)
Este projeto foi lançado pelo LC Mangabeiras, na Maternidade Municipal de Contagem. È um projeto dirigido para as Mamães cangurús, que permanecem mais tempo na Maternidade.
PROJETO CARNAVAL NO LIONS – Concurso do melhor bloco
Este projeto sócio cultural foi criado para o LC Mangabeiras, com o apoio da BELOTUR que nos enviou o Rei Momo para abertura do desfile. Seu lançamento aconteceu no Clube Social do Cruzeiro. A mesa dos jurados foi composta por representantes da rádio Itatiaia e da TV Minas. Cada clube participou com seu bloco .O bloco do LC Mangabeiras foi o vencedor do concurso, com o tema “Mamãe eu Quero Mamar”, tendo como destaque, na linha de frente, companheiras fantasiadas de enfermeiras, portando um boneco, simbolizando bebê recém nascido, e placas mostrando a importância do leite materno.
PROJETO “BH ANOS DOURADOS .
A convite do Presidente da Fundação Antônio Luiz Lopes Cançado, CL Armando Dutra Nogueira e do PDG Astramiro Nunes Leite, assumi a diretoria de eventos sociais da Fundação, onde tive a oportunidade de criar três edições  deste projeto sócio cultural, que em cada edição celebrava lances e fatos significativos artísticos culturais de uma época. As duas primeiras edições foram realizadas no salão Espelho DÀgua, do IATE CLUBE; a terceira edição foi realizada  no  Buffet Catarina. O evento foi um sucesso !...
MEIO AMBIENTE:
Em 2008/2009, foi lançado o “Projeto Lions Vida” (acompanhado com a música Vida) com o apoio dos Governadores:  CL Marcos Antônio de Castro Duarte 1, e CL Luciano Guimarães Pereira, gestão  2009 / 2010. Este projeto continua em plena expansão e já foram plantadas mais de 100 mil mudas de árvores nativas.
Durante toda essa trajetória, trabalhamos com muita dedicação e amor a esta grande Organização, que tudo faz em prol de um mundo melhor e mais sustentável.  Assim, imbuída de paixão pela Organização, tomei posse como Companheira Leão, em 2010. Daí por diante, assumi, em várias gestões, a presidência do LC Mangabeiras, onde, na ocasião, editei o hino do clube, e assumi a Assessoria do meio ambiente, dando continuidade aos projetos.
Neste mesmo período, editei a 1ª edição da Revista: “Lions Vida em Revista Eletrônica, do Distrito LC-4”.
Em 2019, lancei a 2ª edição: “Distrito LC-4  em Revista Eletrônica”.
Com o apoio do saudoso PDG Leandro Raphael Alves do Nascimento, gestão 2018/2019, lançamos o Projeto “PAU BRASIL – CONHECER E PLANTAR”( Caesalpina Echinata). Árvore nacional que faz parte do patrimônio histórico e cultural do Brasil, protege o solo por mais de 500 anos, e que se encontra na lista oficial de extinção. Na ocasião, foi lançada, também, a 4ª edição da revista: “Meio Ambiente em Revista Eletrônica”, e a música Pau Brasil.
Esta é parte integrante da minha trajetória leonística.


1_Foto associado H.jpeg

Sou a CaL Nilde Corrêa Fadini.
Iniciei a minha atuação no Lions em 1979, na cidade de Pires do Rio, Estado de Goiás, como domadora. Meu esposo era militar, assim que foi transferido para Goiânia, fomos desligados.
Alguns anos depois, morando em Belo Horizonte, fui convidada pelo CL João Batista dos Reis para me associar ao Lions Internacional e fui empossada pelo PDG Adalberto Soares, então governador.
Atuei como Presidente no LC BH Nova Suissa por três anos consecutivos, de 2012 a 2015 e depois em 2019/2020. Adquiri uma experiência incrível. Empenhei-me bastante, assisti todas as palestras, procurei todos os elementos necessários para a preparação do cargo que iria assumir. Viajei por várias cidades acompanhando os governadores de cada gestão e assim me senti mais segura para honrar o cargo que me foi confiado.
Uma das maiores emoções que senti no leonismo, foi quando conheci Hiane, uma criança com oito anos de idade, portadora de câncer em fase terminal no "Instituto de Apoio à Portadores de Câncer", onde fazíamos campanhas de doações. Atendendo ao apelo do instituto, o nosso clube se empenhou em fazer uma campanha específica para Hiane. Ela era alegre e cheia de sonhos, queria ser médica, não gostava de ver ninguém triste, muito espirituosa e dizia a seus pais: ‘Sou eu que estou doente e vocês que ficam nesta tristeza"? "Vou me curar"! Seu maior desejo era ganhar uma piscina e ventilador para compartilhar com seus irmãos pois, onde residiam era extremamente quente. Na "Semana da dignidade da criança", fizemos esta surpresa para ela. Doamos uma piscina, dois ventiladores, brinquedos e cesta básica, beneficiando toda a família. Ela já havia amputado uma perna. A satisfação que sentiu ao ver seu sonho realizado, foi de uma emoção inexplicável. Me afeiçoei muito a esta criança, até hoje guardo aquela expressão de gratidão. Foi uma lição de vida no voluntariado.
Neste mesmo AL 2015/2016, gestão da então Governadora Carmem Lúcia Redoan, eu como Presidente de Divisão, vivenciei um fato inesperado. Minha nora residente em Goiânia, ficou gravemente enferma, tendo que ficar na UTI por seis meses, e eu tive que ficar me deslocando entre Goiânia e Belo Horizonte. Consegui conciliar minha função, através do grande companheirismo e o trabalho de equipe solidário que existe entre nós. Minha nora faleceu na mesma época que Hiane. Fiquei profundamente abalada e fui surpreendida por uma herpes zoster no ouvido. Contei com o apoio da família e dos companheiros do Lions que tanto me ajudaram. Meu comprometimento estava acima das circunstâncias e eu não podia deixar de honrar meu propósito.
Participei da Convenção. No momento de apresentar meu relatório, eu tive forte crise de labirintite. O PDG Leandro Raphael, então Secretário Distrital, observou como eu estava me sentindo, ofereceu ajuda, foi até seu apartamento e trouxe um remédio eficaz. Fui melhorando. Ele me conduziu à frente da Assembléia, consegui concluir meu trabalho e permanecer até o final da reunião. Senti por ele uma gratidão enorme pela sua sensibilidade, respeito, gesto humanitário e solidário que demonstrou.
No ano leonístico 2018/2019, gestão do PDG Leandro Raphael do Nascimento, fui assessora do Cartaz sobre a Paz com o tema: "A bondade importa". Convidei a PDG Maria Jorge para participar como jurada no concurso. Ela aceitou, ficou muito feliz e agradecida. Me pediu que eu a lembrasse na véspera. Eu procedi como havíamos combinado. No dia 20 de novembro, mais ou menos às 12h00, liguei para ela no Colégio Polimig, conversamos muito, ela estava radiante com a viagem que fizera a Portugal e assim ficou confirmada sua presença no julgamento do Cartaz da Paz. Algumas horas depois recebi a triste notícia do seu falecimento. Fiquei arrasada, chocada, pois nutria por ela grande admiração por sua postura meiga, educada, alegre e comprometida com o LIONS. Ela foi uma grande referência para a minha trajetória leonística.
Isto é parte da minha história vivida durante este tempo de Lions Clube Internacional com muito aprendizado, amizades construídas e principalmente, o "Prazer de servir ao próximo".


1_Foto associado I.jpeg

Foto associado_H.jpeg

Sou a CaL Cleonice Maria de Medeiros. Casada há 42 anos com o CL Waldo de Medeiros que já foi Presidente do Lions Clube de Três Marias AL 2015/ 2016, tenho um casal de filhos ( uma in memoriam), três netos maravilhosos, dois deles cursando Odontologia! Conheci o Lions por meio dos meus grandes amigos: sócio fundador (ele já falecido) do Lions Clube Três Marias, CL Arnaldo Nacif e CaL Marlene Nacif. Estive em todos os Festivais do Chopp e de Outono que o Clube promovia em Três Marias. Naquela época eu era muito jovem e não tive a oportunidade de ingressar. Depois de muitos anos sempre apreciando os trabalhos leonísticos, uma grande amiga CaL Ivanilde Ana ( in memoriam) convidou meu marido para ingressar no Lions Clube de Três Marias. Fomos muito bem recebidos e realmente vivenciamos intensamente.


1_Foto associado G.jpeg

Foto associado_G.jpeg

CaL Monica Rodrigues Costa Ramalho dos Santos.

Conheci o Lions através dos meus Tios (já falecidos) que foram do Lions Clube BH Santa Tereza.
CL Hélio Geraldo Rodrigues Costa e DM Cremilda São Thiago Rodrigues Costa. Estive em todos os Festivais do Vinho e do Queijo que o Clube promovia no Iate Clube na Pampulha. Naquela época eu não pude me ingressar no Lions porque além de estar grávida da minha primeira filha estava cursando Psicologia.
Portanto não tinha muito espaço no meu cotidiano para me dedicar a outros afazeres fora dos serviços do lar. Quando me formei na faculdade tive uma promoção e fui transferida de BH para Divinópolis para atuar na área do recrutamento e seleção da Empresa. Foi aí que conheci um casal que convidou a mim e ao meu marido para uma reunião festiva do Lions Divinópolis Candidés. Fomos muito bem recebidos e convidados para a próxima reunião e assim por mais 2 meses. Nossos filhos já estavam fazendo o segundo grau.
Eu estabelecida na Cidade e no trabalho.
resolvemos aceitar o convite para ingressarmos no Lions. Era tudo o que eu queria. Trabalhar em prol dos mais necessitados me permite burilar a mim mesma mais que o outro. Hoje eu consigo ver como eu melhorei o meu interior através dos serviços voluntários que desempenho há 20 anos. Há 6 anos estou CaL. Já estive Presidente do Clube, Scretaria por duas vezes, Diretor Social e participei de 5 Assessorias do Distrito. Participei de 18 Convenções Distritais e 2 Convenções Internacionais. Participei de 12 Convenções de Conselho de Governadores. Gosto de estudar Lions. Adquiri a 36ª, 37ª e 38ª edições do Leão Sabido e a 1ª edição da Leoa Sabida. Já fiz 6 cursos no MyLion. Lions para mim é sinônimo de Vida Ativa em Prol do Outro. Há 10 anos me aposentei. Dedico meu tempo para os serviços voluntários de Lions e serviços domésticos que tb gosto muito. Sou casada há 40 anos com o CL Lauro que tb já foi Presidente do Lions Clube Barbacena -LC12, quando moramos lá por 10 anos. Tenho um casal de filhos. Simone que é Cardiologista e Frederico que é Médico Veterinário. Tenho orgulho de fazer parte desta Associação Centenária!

Foto associado_F.jpeg

1_Foto associado F.jpeg

Fatos & fotos do Leão
CL Augusto César Soares dos Santos - 1228971

VIDA DE LEÃO – LIONS CLUBE POUSO ALEGRE, AONDE TUDO COMEÇOU
Um belo dia chega à minha casa, PDG Edson Lima Nery, DM Amarilis, o PDG Agnaldo Falcão e a DM Carminha, ex-governadores do Distrito L-20 e dão o ultimato.
Acredito que o segredo em qualquer atividade é trabalhar, esmerar na qualidade, ser pontual e não poupar esforços para cumprir com destaque a tarefa que lhe for confiada! Em Lions, essa dedicação tem o codinome de “Trabalhar desinteressadamente”!
Quando assumi a presidência do Lions Clube de Pouso de Alegre tinha apenas dois anos e engajamento oficial no movimento leonístico.
Muito trabalho profissional, pois coordenava escritório regional da RURALMINAS que abrangia o Sul de Minas e Triângulo Mineiro.
Meus filhos eram pequenos, Rosana seis para sete e Jr com cinco anos.
Contudo, sobrou tempo! Ou fizemos sobrar.
Daí derivou o diploma, abaixo, impresso.
É certo que a existência de um cidadão comum é perpassada de altos e baixos, repleta de fatos marcantes: familiares, profissionais, sociais e econômicos.
A luta recomeça a cada dia. Dizem que a cada dia temos de matar um Leão. Eu digo que a cada dia temos de fazer um Leão acordar, reviver suas memórias, aperfeiçoar o que foi realizado, para que não sejam cometidos os mesmos erros. Senão a preciosa caça escapa vai embora... Enfim, partir para luta, renovado de forças e de ideais... Porque “Vida é luta renhida, que aos fracos abate e aos fortes só pode exaltar” .
HOSPITAL SAMUEL LIBÂNIO – POUSO ALEGRE
O CL Marcos Alan da Costa Coelho era o vice-governador do Distrito L-20. Seu dia a dia labutava com Gerente Geral da Caixa Econômica. Ele foi a ligação com o Governo Federal – MEC que doou, via LC de Pouso Alegre a importância de R$ 200.000.000,00 (duzentos milhões de cruzeiros), para reforma e construção de mais quatro pavimentos do Hospital Regional Samuel Libânio.
LEÃO DE OURO,
A Revista THE LION, editada pelo CL ZANDER CAMPOS, instituiu um concurso para eleger os melhores presidentes de Clubes de Lions do Brasil e Portugal.
Após auferir o prêmio de melhor Presidente do Distrito L-20, como presidente do Lions Clube de Pouso Alegre, o Governador CL Osni Giangola, do Lions Clube de Caxambu enviou um resumo dos informes mensais para a Revista. Esse procedimento foi efetuado por todos os Clubes do Brasil e de Portugal.
A seguir, recebemos a comunicação de que o Clube de Pouso alegre havia galgado o Primeiro Lugar no Brasil devido as suas campanhas, construção de creches, interclubes, construção e apoio a creches-casulo e também por viabilizar a verba para construção do Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre.
O recebimento do “LEÃO DE OURO”, das mãos do Diretor Internacional de Lions, CL ZAMDER CAMPOS, se deu na convenção Distrital, em 1985, em Pouso Alegre.
O bom dessa história toda é saber que ninguém faz nada sozinho. Este prêmio foi comemorado por todos do clube, Leões, domadoras, pelos gatinhos, pelas gatinhas e pelos colaboradores.
RESUMO DAS CAMPANHAS:
A incursão de maior valor financeiro e social, pois se tornou perene, foi levantar junto ao MEC uma verba de R$ 200.000.000,00 (duzentos milhões de cruzeiros) para construção do Hospital Regional de Pouso Alegre. Este feito está registrado nos anais do leonismo por constar do informe mensal do Clube.
Outras campanhas, igualmente emocionantes, nos gratificaram, uniram ainda os leões e domadoras, por terem se mobilizado envolvendo toda a sociedade pouso-alegrense. Dentre elas destacamos aquelas destinadas a angariar roupas, cadeiras de rodas, remédios e alimentos para os flagelados dos Sul ou do Norte do país. Ou mesmo para os flagelados do “Aterrado”.
Realizamos campanhas provisão, apadrinhamos Limoeiro do Norte que sofria com seca. Visitamos a quase totalidade dos clubes do Sul de Minas pertencentes ao
Distrito L 20, naquela época, e aumentamos o número de sócios.
RECEBIMENTO DO LEÃO DE OURO, 1985.
Por que recebemos o Leão de Ouro?
- Talvez tenha sido porque o que mais a sociedade necessite seja pão quando tem fome, hospitais e remédios quando está doente ou creches, para amparar nossas crianças quando se constata ausência do poder público.
Então, visando preencher lacunas o Lions Clube de Pouso Alegre desenvolveu atividades no sentido de apoiar as necessidades maiores da comunidade. Foram campanhas para arrecadar óculos, cobertores, material de construção para construir creches e até verbas federais para construir um
*Recebimento do LEÃO DE OURO: MELHOR PRESIDENTE DE LIONS DO BRASIL.
Presidente do LC BH – SOLIDARIEDADE, 2006/2007
O LC- BH SOLIDARIEDADE, árvore robusta e frondosa, proporcionou a sombra que refrigerou, deu frutos saborosos que alimentaram a sua própria vida dedicada àqueles a quem abrigou durante o ano leonistico 2006/2007.
Devemos lembrar que em nossa sede funcionava uma “Oficina de trabalho” contando com atividades semanais de artes e artesanato ministrando cursos regulares de pintura em tecido, cerâmica, madeira, cabeleireiro, manicura, corte e costura culinária, etc. Os Leões, Companheiras-Leão, as Domadoras e voluntários atenderam também às idosas do asilo Senhor bom Jesus, prestando assistência médica, terapia e, eventualmente, suprimentos em geral.
Realizamos o Projeto Palco – Programa de Ação Lions Comunidade, onde atendemos aos cidadãos, nas áreas de oftalmologia, ultra-sonografia, palestra sobre horta caseira, distribuição de sementes de hortaliças, higiene bucal, testes de diabetes, medida de pressão arterial, emissão de documentos: carteira de identidade, carteira profissional, emissão de certidão de nascimento, corte de cabelo, recreação infantil, fornecimento de lanches, etc.
NOSSAS METAS PARA O ANO LEONISITICO 2006/2007;
destinaram-se a FORTALECER O LEONISMO E COMPANHEIRISMO; PALCOS; CAUSOS & CALDOS; NOITE HÚNGARA; CAMPANHA DE NATAL, CESTAS BÁSICA E MUITOS PRESENTES; IMPLEMENTAÇÃO DA OFICINA.
Festiva das mães, CL Fernandinho, Cl Augusto César e o anfitrião CL Eugênio, em seu sítio, 2007.
Governador Jorge Massuha Cury, CL Augusto César & DM Adélia, Caldas Novas, 2007
Culminando com a certificação de Presidente 100%.
Assessorias Distritais
Ao longo de 38 anos de Leonismo ocupamos:
Vice-Governadoria do L20;
Assessoria e assistência da Meio Ambiente de vários Governadores Segundo-secretário da Convenção, Poços de Caldas.
Assessor de Eventos Leonisticos da Convenção de São Lourenço.
Academia Mineira de Leonismo – AML
Diretor Vogal várias gestões;
Diretor Tesoureiro, 2015/2017;
Publicação de poesias e textos nos cadernos da AML
Companheiro Melvin Jones.
Recebimento do Título da Placa de CL de Melvin Jones das mãos do PDG e CL Calos Pimenta, Presidente do LC BH Solidariedade.
Enfim, seguirei sendo um Leão enquanto Deus nos der forças, objetivando servir ao próximo desinteressadamente!
LC ERASMUS – LEUVEN
A sociedade hodierna é muito competitiva. Quem não se aperfeiçoa fica pelo caminho.
Então fomos buscar novos conhecimentos na Europa, após ser aquinhoado com uma bolsa da comunidade europeia. Na verdade fruto de uma disputa com outras dezenas interessados de engenheiros brasileiros.
Afinal, chegamos a LEUVEN. KatholiekeUniversiteitLeuven - KUL, na Bélgica, onde obtivemos, o título de “MASTER IN IRRIGATION ENGINEERING, em 1987”. Está historia durou dois anos. É repleta de outras histórias e também estórias mais. Mas, o principal é que o leonismo foi junto. Então logo entrosamos com LIONS ERASMUS LEUVEN.
A maior surpresa foi conhecer um belga que falava Português. Ficou sabendo durante a primeira reunião. Tratava-se do CL Abade Aquiles Rogen. Destacado religioso, Abade Mor dos Premonstatenses, Companheiro Leão, realmente a Ele pode ser aplicado o jargão “Leão de Juba Larga”. Ainda assim ficaremos devendo. Foi um grande homem. Depois de ter regressado ao Brasil Esteve em minha residência três vezes. A segunda vez trouxe o Governador do Distrito, CL Amand Jacobs que me presenteou com um galhardete de sua governadoria no ano leonistico 1991/1992.
Como maior legado ficou sua amizade, as várias missas, em português, que celebrou para a comunidade brasileira, o companheirismo e a marcação de uma audiência particular com o Para, João Paulo II. Essa é uma história que pretendo contar, em parte, para os meus netos!
CL ABADE AQUILES ROGEN, ex-presidente do LIONS CLUBE ERASMUS LEUVEN
Visita do CL Abade Aquiles Rogen, minha residência, Belo Horizonte, Brasil.
A POSSE – AML
A posse na Academia Mineira de Leonismo foi efetivada em 20.06.2009, após indicação da Madrinha CaL Marilena Dias.
DIPLOMA SOLIDARIEDADE SOCIAL
A indicação foi feita pelo LIONS CLUBE JARAGUÁ, presidido pela CaL LAURA. Foram observados trabalhos em prol da CAUSA AMBIENTALISTA.
Ao lado do Dr. Viana ostentando o Diploma de Mérito Ambiental outorgado pela ACADEMIA MINEIRA DE LIONS - AML, 2010.
Ainda hoje decorridos mais de 38 anos, um significativo lapso de tempo, devo dizer que a chama está cessa, ainda bate em meu corações o agradecimento eterno a todos aqueles que participaram de nossas ações prestando assistência a muitas famílias e com a ternura que campeia o movimento Leonístico fazendo crescer muitos LÍRIOS...
Agradeço a todos e que Deus nos abençoe a todos!

Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil 🇧🇷
Distrito LC4- 05/07/2020


1_Foto associado E.jpeg

Foto associado E.jpeg

Sou o CL Carlos Henrique dos Reis, formado em fisioterapia, e sócio ativo do Lions Clube Mariana “O Leão das Minas” inscrito no número 4286665. Em meu clube exerço a função de secretário e ocupo no Distrito LC4 o cargo de Assessor de Interclubes. Ainda realizo colaborações como assistente da Assessoria de Olimpíadas Especiais Brasil e Assessoria de Intercambio juvenil, neste AL 2020/2021.
Meu ingresso se deu no LEOismo como Companheiro LEO em 1994 no LEO Clube Gaveteiro – Mariana - Minas Gerais, tive a oportunidade de, como sócio exercer vários cargos no clube como: Diretor de Frequência, Diretor de Patrimônio, Diretor Social, Diretor de Campanha, Tesoureiro e no AL 2002/2003 me tornei Presidente do LEO Clube concomitante com o cargo de Coordenador de Região Distrito LEO LC-4 (LEO Clube Arêdes – Itabirito; LEO Clube Gaveteiro – Mariana; LEO Clube Lasi – Congonhas; LEO Clube Cascateiro – Cachoeira do Campo) e dois anos após atingir a idade limite do associado do LEO me afastei do movimento LEOnístico.
Com o passar dos anos, sem deixar de manter o sangue correndo nas veias com o espirito de Servir, fui convidado pelo Lions Clube de Mariana “Leão das Minas” a ingressar como associado do Clube em 03/11/2015. Dentro de poucos meses como associado do Clube fui convidado pelo CL Anicio Chaves – Presidente AL 2016/2017 para servir na sua diretoria como secretário e função que exerci por vários Anos Leonísticos (2016/2017 – 2017/2018 – 2019/2020) e o atual (AL 2020/2021) e Presidente no AL 2018/2019 recebendo no ano posterior o título de Excelência Lions no AL 2019/2020 e empossando 4 novos associados no Clube entre eles o Prefeito Municipal CL Duarte Eustáquio Junior e o vereador CL Fernando Sampaio de Castro.
Nessa época recebi o honroso convite do PDG Leandro Raphael do Nascimento (in memoriam) para colaborar na Assessoria de Concurso Distrital, Assessor Distrital Adjunto LEO Clubes e Assessoria de Olimpíadas Especiais Brasil e atualmente estou exercendo o cargo como Assessor de Interclubes, na equipe de assessoria de Olimpíadas Especial Brasil e Assessoria de Intercambio Juvenil, apoiando o DG Clebert José Vieira no Distrito LC-4.
Ser leão é prestar serviços voluntariamente, sem remuneração, desinteressadamente, sem qualquer ego ou vaidade, ser líder, ser servidor, ser humilde, e ser amigo. É honrar a pátria, dedicar-se ao clube, à família e ao trabalho. É estar presente em corpo e alma, sentir o leonismo como parte integrante de si próprio, de sua própria vida.
É preciso conhecer o sentimento mais intrínseco, o ser leão, é necessário sentir a chama ardente do leonismo. Agindo assim, atingiremos o verdadeiro sentido de ser leão.
Agradeço àqueles que me deram grandes oportunidades, aprendi e aprendo todos dias e instantes, a arte de conviver com as diferenças e adversidades, que se apresentam. Sou grato por ter conhecido o LEOísmo e o Leonismo e não saberia mais sobreviver sem eles. Minha eterna gratidão a todos os (as) Companheiros (as) Amigos (as), aos meus queridos clubes, (LEO) Gaveteiro e ao (Lions) “Leão das Minas” que me deram oportunidades de crescer como pessoa, tentando dá o melhor de mim convivendo com as adversidades no todo. O maior prazer do Ser está em servir. A mais bela virtude é a que ainda traz o brilho de estar, é a paz de ser. Servir com prazer é o melhor serviço, isso não é bondade, mas, certamente, necessidade. Servir pelo Amor.